top of page

PRIMEIRO MESVERSÁRIO

  • Daniela Renata Scabello
  • 29 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

keep-calm-and-feliz-mesversario.png

Estou muito feliz escrevendo esse post, pois hoje o Experiênciando comemora um mês de existência! É muito bom ver algo que só eu imaginava se tornando realidade, e sinto que tenho muito o que comemorar. Há um mês eu me lancei num caminho desconhecido, me desapeguei dos meus medos e pré julgamentos e me comprometi a escrever aqui toda segunda-feira. Pra não dizer que eu não tinha nada pronto, tinha dois posts e uma amiga jornalista para revisar esses e os futuros textos. Depois disso, fui vivendo um passo de cada vez para os outros posts acontecerem.

Já falei aqui sobre a importância de se colocar em movimento quando se quer ver algo novo acontecer, mas muitas vezes já me vi bloqueada e estagnada sem conseguir sair do lugar. Isso está relacionado com algumas crenças que eu tinha. Para chegar até aqui, um mês escrevendo semanalmente no blog, eu precisei passar por cima dessas crenças, e acredito que para seguir em frente nesse processo, vou ter que vencer várias outras.

Então hoje vou falar um pouco sobre o que são as crenças e como elas podem ajudar a progredir ou como podem te sabotar.

Crenças não passam de ideias que acreditamos ser verdadeiras, que influenciam nossos comportamentos e o modo como vemos a realidade. As crenças são criadas por varias influências que recebemos durante nossa vida. Influências essas que podem vir de amigos, da família, religião, da sociedade e de experiências que vivemos ou testemunhamos.

Algumas crenças, por exemplo, são tão presentes na sociedade, que são quase verdades universais, do tipo: “Vem fácil, vai fácil”, “é errando que se aprende” ou “a união faz a força”. Outras são como uma herança de família “todas as mulheres da nossa família tem tendência a engordar”. E ainda tem aquelas criadas ao vivenciar alguma situação que pode acontecer quando, por exemplo, uma criança tira uma nota ruim em matemática, recebe algumas criticas dos pais, amigos ou professores por esse motivo e desde então passa a pensar: “como eu sou péssimo com números”.

E qual o poder das crenças na sua vida?

Uma coisa muito importante para se aprender sobre crenças é que elas são uma profecia auto realizadora. Isso significa que quanto mais você acredita em determinada crença, mais ela vai se provar ser real. Logo, aquela criança vai sempre ser péssima com números, e todas as mulheres daquela família vão engordar com facilidade.

Calma! Agora vem a boa notícia. Existem dois tipos de crenças, as limitantes que como o próprio nome já diz, te limita e te paralisa diante de um desafio,e as crenças impulsionadoras, que te impulsionam e te colocam em movimento. Como por exemplo: “nunca é tarde para recomeçar”.

O desafio é reconhecer quais são suas crenças limitantes e transformá-las em crenças impulsionadoras. A dificuldade desse exercício de reconhecimento é que as crenças não habitam só na nossa consciência, mas também no nosso inconsciente.

O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante no entendimento das suas crenças limitantes. Quanto mais você observar suas atitudes e pensamentos, mais fácil vai ser identificar onde estão os seus limites.

Uma vez reconhecida uma crença limitante, comece a questioná-la: “Será mesmo que todas as mulheres da nossa família tem tendência à engordar?” Bem provável que você vá encontrar exceções às regras de sua crença, fazendo assim com que ela perca a força. E se existem exceções, por que você não pode ser uma? Por que não deixar de acreditar nessa crença limitante? Por que não colocar no lugar dessa crença limitante uma crença impulsionadora? “Se eu me exercitar regularmente eu vou ter um corpo legal!”

Foi um processo como esse que eu passei antes de escrever no blog. Primeiro identifiquei uma crença que era muito forte em mim, a crença que eu era péssima para escrever (quem me conhece a mais tempo sabe que eu nunca escrevi cartas e nem fazia depoimentos inspirados no Orkut). Depois de identificar essa crença, comecei a questionar isso, e percebi que eu sempre tinha o que pensar e o que falar, então por que não escrever? Também trabalhei a crença de que ninguém ia se interessar pelo o que eu escreveria, e por último, a crença de ter um plano perfeito antes de agir.

Imagino que com este meu breve relato você já consiga entender o poder que tem uma crença. Como mudar um pensamento pode mudar suas ações. E como essa nova ação pode te colocar mais próximo do seu sonho.

Ouse questionar suas crenças e perceber todas as possibilidades que existem por trás delas.

Uma ótima semana!

Gratidão e beijos,

Dani Scabello

" Eu adoro essa liberdade! Eu posso amar e me afastar, amar e ir embora, amar e ficar. Amar é só amar e ponto. O resto são crenças."

Ariana Schlösser


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page