ONDE A SUA MENTE ESTÁ AGORA?
- Daniela R. Scabello/ revisão: Flavia Chiossi Poli
- 28 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Já percebeu que a maioria dos nossos pensamentos são coisas do passado ou do futuro? Já reparou que nossa mente está o tempo todo contando histórias de coisas que já passaram ou está imaginando como as coisas deveriam acontecer? Dá até para perder as contas de quantas discussões mentais ganhamos ou perdemos por dia, não dá? Nossa mente costuma vagar pelo passado ou pelo futuro para fugir do presente. É uma forma de negar o que está acontecendo e se colocar no papel de vítima.
Agora imagine só quanta energia está sendo desperdiçada com pensamentos que não vão mudar em nada sua vida. Ou pior, pensamentos que podem te trazer depressão e ansiedade. Por isso, precisamos ficar cada vez mais conscientes de nossos pensamentos.
E o que de ruim acontece quando não estamos com a mente no momento presente?
Para responder essa pergunta, primeiro preciso responder onde sua mente pode estar, se não está no agora. As possibilidades são: no passado, no futuro ou em um lugar e tempo que não existe.
Quando a mente está no passado, temos sentimentos depressivos, angústias de coisas ruins que já aconteceram ou lembranças melancólicas de momentos bons que não voltam mais. Geralmente, revivemos dores e sensações ruins já sentidas antes, reforçando esse acontecimento e aumentando assim o sofrimento.
Quando a mente está no futuro, os sentimentos são de ansiedade. Deixamos de aproveitar o momento atual, ansiando por outro que ainda não chegou, e geralmente quando esse momento chega, já estamos querendo um próximo. Ficamos com a sensação de que sempre seremos felizes no futuro e desejamos assim que a vida passe cada vez mais depressa.
E na minha opinião, o pior lugar para a mente estar, é em um tempo e lugar que não existe. A sensação de vítima e a frustração estão sempre presentes aqui. Aquela ideia de “isso não deveria estar acontecendo comigo, pois eu deveria estar em uma ilha no Caribe agora” é uma das histórias que a mente mais nos conta.
Já quando estamos desfrutando do momento presente, sentindo tudo o que aquela situação traz de bom ou de ruim, nós ficamos energizados e conscientes.
Quando observamos uma criança brincando, podemos perceber a alegria e a espontaneidade que tomam conta dela. Isso acontece porque a criança geralmente vive no momento presente, ou seja, sua mente está no exato momento que seu corpo. Ela está sentindo e vivenciando tudo o que está acontecendo, sem expectativas ou julgamentos.
Podemos resgatar essa capacidade que as crianças tem para criar uma vida mais consciente. Trazer nossa atenção para o que está acontecendo no agora é um exercício que devemos praticar diariamente. Sempre que se perceber escutando histórias da sua mente, tente se concentrar no que está fazendo, respire fundo e sinta o que está acontecendo agora. A meditação é uma forma de exercitar essa capacidade, sentar confortavelmente e apenas prestar atenção na respiração, esvaziar a mente e deixar os pensamentos passarem. Minha dica é começar com pouco tempo, 3 ou 5 minutos por dia, e depois ir aumentando. Com o treino, sua mente vai conseguir descansar um tempo, e isso vai te ajudar a ter mais consciência sobre seus pensamentos.
Gratidão
Beijos
Dani Scabello
"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus"
Eclesiastes, 3
Comments