top of page

EM QUE REINO VOCÊ QUER VIVER?

  • Daniela R. Scabello/ revisão: Flavia Chiossi Poli
  • 8 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Existe um conto mais ou menos assim: Um rei queria saber como estava seu reino, então pediu que chamassem dois criados e deu as seguintes ordens: um deles deveria andar por todo o reino, observar e anotar tudo o que havia de ruim e feio. O outro também iria andar pelo o reino, porém observando e anotando tudo o que existe de bom e belo. Dias depois voltam os criados. O primeiro logo diz que o reino está perdido, tanta coisa ruim, lugares feios, pessoas fazendo maldades que ele nem sabe como o rei deve lidar com essa situação. O segundo está maravilhado, o rei é mesmo abençoado por ter um reino tão lindo, cheio de flores, animais, onde as pessoas vivem em harmonia.

Então vem a pergunta: Se eles estavam no mesmo reino, porque viram realidades opostas? O que fez com que cada homem enxergasse o reino de uma forma diferente? O foco?

O primeiro, por estar apenas procurando o que tinha de ruim deixou de perceber que também existia o belo. E a mesma coisa aconteceu com o segundo, que por buscar só o bom, nem percebeu o ruim.

Essa história costuma se repetir com a gente de várias formas. Quantas e quantas vezes perdemos o que é bom por ficarmos focado naquilo que é ruim?

A neurociência explica que o nosso cérebro não consegue se focar em duas coisas e que quando focamos em uma, deixamos de ver a outra. Ou seja, trazemos para a nossa realidade apenas o que focamos. Um exemplo simples para entender isso foi um experimento feito onde as pessoas estavam em uma sala, e o professor pede para que elas contem quantos objetos vermelhos existem na sala, ao final da contagem ele pergunta e todos respondem, logo em seguida ele pergunta quantos objetos azuis havia na sala, e ninguém soube responder.

Para aproveitarmos dessa capacidade de nosso cérebro na prática, devemos nos focar o máximo possível em coisas boas e naquilo que é bom. Tudo aquilo que depositamos à nossa atenção, tende a crescer. Quando estamos passando por um problema, no mal que aquilo está causando e em toda a parte negativa, assumimos um papel de vítima . O que toda essa reação ao problema faz com ele? Isso só faz o problema aumentar. Vira um ciclo vicioso. Mas se você se posicionar de forma diferente, focar na solução, tomar a responsabilidade e buscar o aprendizado, o problema diminui. E é dessa forma que mudar o foco vai mudar a sua realidade.

Não estou dizendo que você deve ignorar tudo de ruim que você vê acontecendo, mas que quando for ruim, que você tente ver o lado positivo dessa situação e não colocar muita atenção nisso, para que isso não cresça e você passe a enxergar cada vez mais problemas parecidos como esse.

Voltando ao conto do começo, eu te pergunto: em que reino você quer viver?

Gratidão

Beijos,

Daniela R. Scabello

"Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre." Albert Einstein

DICA: Se você tem uma ideia e não sabe como colocá-la em prática, eu conheço uma pessoa que pode te ajudar: Silvia Pahins


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page