top of page

UM NOVO OLHAR PARA 2016

  • Daniela R. Scabello/ revisão: Flavia Chiossi Poli
  • 18 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Como esse é o primeiro post do ano, ele vem cheio de energia de ano novo! Afinal, ainda não passou o carnaval, e o ano mal começou.

O ritual de mudança de ano vem acompanhado de uma simbologia que se bem utilizada, pode nos ajudar muito na nossa jornada de crescimento. Um ano terminando no mesmo momento que outro se inicia, a despedida de algo velho e a esperança do novo. Como se, em um passe de mágica tudo fosse mudar.

E por que não utilizar essa mágica para realmente fazer tudo diferente?

Lembrando sempre que: diferentes ações levam a resultados diferentes. Procure pensar quais velhos hábitos você quer abandonar; que velhos sentimentos você vem nutrindo que deveriam ser liberados; que velhos relacionamentos vem sendo mantidos que podem ser desfeitos. Tomando a responsabilidade para si, pense no que pode ser feito de diferente.

Sentimos medo de olhar para nossa sombra, mas nos esquecemos de que a sombra nada mais é do que a ausência de luz. Como uma criança, sentimos medo de entrar no quarto escuro que é nosso inconsciente. Mas, somente quando aceitamos que para vencer o medo temos que enfrentá-lo, é que vamos conseguir curar a ferida que precisamos olhar.

Muitas vezes ficamos presos em ciclos que se repetem sem que saibamos o por quê. Atraímos situações ou aparecem dores e doenças sem que saibamos o real motivo. Usamos justificativas baseadas no vitimismo como: “Eu não queria estar doente, mas o que posso fazer?” ou “eu não gosto de estar nessa situação, mas é meu destino” e nos conformamos, levamos uma vida inconsciente e deixamos de aprender as lições.

Quando começa a se tomar consciência de que é preciso iluminar o quarto escuro para aprender a lição, para quebrar com esse ciclo-vicioso, é que você percebe que a responsabilidade é sua.

Mas o quarto escuro dá medo, eu sei. Lá estão as coisas que queremos esconder do mundo, e principalmente de nós mesmos. Lá está o pior de nós, aquilo que sentimos vergonha de mostrar. E é exatamente por isso que evitamos entrar nele. Entrar lá causa ansiedade e às vezes vemos coisas que já havíamos esquecido que existiam. E então, quando buscamos algo para trazer para a luz, é como se estivéssemos com uma lanterna. Iluminamos aquele medo, olhamos para ele, o acolhemos, somos gratos e percebemos que não precisamos mais seguir com isso.

Tudo isso faz parte de um trabalho de cura do nosso inconsciente. Buscar em meditação a resposta para algo que nos incomoda é mais uma forma de ir tomando consciência de que todas as respostas que precisamos está dentro de nós. Não é necessário buscar fora, não é necessário culpar nada nem ninguém. A resposta sempre está na gente, seja consciente ou inconscientemente. Estamos sempre criando nossa realidade.

Sabendo que a resposta está dentro, eu proponho que em 2016 você olhe mais para você, e culpe menos os outros ou as circunstâncias. Se preciso, pare alguns minutos por dia só para fazer isso. Olhar para o que te incomoda e jogar um pouco de luz nisso.

E eu na minha promessa de ano novo, renovo aqui o meu compromisso de estar em constante evolução e de te ajudar a evoluir também.

Que 2016 seja um grande ano para todos nós!

Gratidão

Beijos

Dani Scabello

“É importante lembrar que os caminhos ainda não são nossa casa, eles apenas nos levam para lá.”

Sri Prem Baba


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page