O QUE TE FAZ ÚNICO NO MUNDO?
- Daniela R. Scabello/ revisão: Flavia C. Poli
- 13 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Já parou para pensar qual a qualidade que você tem que te faz único no mundo? Talvez não seja uma única coisa, mas um conjunto de qualidades que te fazem ser diferente. O modo em que você se relaciona com as pessoas e como isso faz as pessoas quererem se relacionar com você.
Já parou e pensou de onde vem tanta singularidade no mundo? Uma série de padrões nos fazem seres humanos, mas é exatamente a combinação desses padrões que nos fazem únicos. Você deve estar pensando: mas o mundo é tão grande, deve existir alguém igual a mim em algum lugar. Mas eu te digo que isso é impossível. Só para ter uma ideia da infinidade de combinações possíveis desses padrões, o instituto de matemática de Copenhague calculou a quantidade de possibilidades de combinações possíveis entre apenas 6 peças iguais de Lego, o resultado foi 915.103.765 (novecentos e quinze milhões, cento e três mil, setecentos e sessenta e cinco).
Agora que eu já provei que você é único no mundo, o que te impede de expressar seu máximo potencial? Por que ficar preso a padrões sociais sendo que não existe ninguém igual no mundo?
Muitas vezes falta clareza para saber quem você realmente é. Na ânsia de pertencer a um grupo, de seguir padrões pré estabelecidos pela sociedade, você acaba se perdendo da sua essência esquecendo de que é único. Quando se está desconectado de si mesmo, buscamos preencher pré-requisitos que nem sabemos porque existe. Esses pré-requisitos podem ser: se formar em uma faculdade, construir uma família, ter um emprego estável, ganhar dinheiro para consumir todas as novidade do mundo moderno, e criar filhos para repetirem esse ciclo. Muita gente é feliz seguindo esses padrões, mas isso não significa que essa é a formula da felicidade para todos.
Além disso, o mundo vem evoluindo de certa forma em que as coisas que satisfaziam nossos antepassados não nos satisfazem. Após o surgimento das cidades, o homem começou a compartilhar o seu conhecimento, criando assim novas formas de pensamento. Com o surgimento da internet, esse conhecimento pode ser compartilhado com o mundo todo instantaneamente. A mesma evolução é observada em itens do nosso cotidiano como o telefone, por exemplo. A princípio foi transformado em telefone móvel, depois foi adicionado uma câmera e hoje em dia temos smartphones que são um computador completo na palma das nossas mãos. Sempre que uma coisa é criada, ela pode ser modificada se unida a uma coisa diferente, criando assim algo novo. É um ciclo virtuoso que explica bem o movimento que vivemos. As possibilidades de novas invenções nunca se acabam, pois as possibilidades de conexões são infinitas.
Como vou te dizer que as necessidades de uma pessoa que viveu há 50 anos, onde ela conhecia poucas coisas e se relacionava com poucas pessoas, são as mesmas necessidades de uma pessoa que vive no mundo hoje? É exatamente isso que tentamos fazer, colocando padrões que funcionavam há algum tempo para serem seguidos agora.
Mas como descobrir qual é o seu potencial máximo? Aquilo que te faz único, que só você pode fazer? Depois de entender esse movimento de evolução e mudança constante no mundo, você tem que se permitir questionar suas paixões e seus valores.
Reflita um tempo sobre essas questões:
- Quais assuntos mais gosta de conversar?
- Quais são as atividades que mais gosta de fazer?
- Que tipo de coisa faz seu coração bater mais forte?
- O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
- Quais os pontos fortes da sua personalidade?
- Que estilo de vida você leva? É esse o estilo de vida que você quer levar? Se não, qual seria?
Agora imagine como seria a sua vida se você expressar o seu potencial máximo todos os dias? Se você estiver sendo você o tempo todo?
Acredito que a sua resposta a última pergunta foi do tipo “Seria ótimo, eu ia me sentir muito bem!” Pois é isso que te faz único, essa forma com que você é você. Mas só imaginar não basta. Quero lhe propor aqui a viver um pouquinho o seu máximo potencial todos os dias, aumentando a cada dia. Isso com certeza vai te deixar mais conectado consigo mesmo, e consequentemente mais feliz.
Gratidão!
Beijos, Dani Scabello
“Onde meus talentos e paixões encontram a necessidade do mundo, lá esta o meu caminho e o meu lugar.”
Aristóteles
Comments