POR QUE SAIR DA ZONA DE CONFORTO?
- Daniela R. Scabello/ revisão: Flavia Chiossi Poli
- 20 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Vamos começar definindo a sua zona de conforto. Ela é o estado habitual, tudo o que você faz regularmente que não te coloca em processo de evolução ou em uma situação que te desafie. Nem toda situação de conforto é ruim. Dirigir por exemplo, quando você está aprendendo a dirigir tudo é diferente e você tem que se lembrar de acionar a embreagem, trocar de marcha, olhar o retrovisor, etc. Então você treina, vai ganhando confiança e dirigir passa a ser um ato automático. Fica confortável e já não é mais um desafio.
Esse processo que nos leva do desafio para o conforto acontece infinitas vezes em nossa vida, pois o ser humano é movido a desafios. Mas muitas vezes nos pegamos cansados e desmotivados, parece que levando a vida no piloto automático e não sabemos o porque. Esse é o ponto que sua zona de conforto mostra que ela não é tão confortável assim.
A zona de conforto é o ponto de estagnação. O lugar onde nada acontece. Mas existe um apego a essa zona de conforto que faz com que você resista a mudança. Você se rodeia de desculpas que não são tão verdadeiras assim, só pelo medo do processo de mudança.
Vou usar como exemplo uma pessoa que tem um emprego razoável, que lhe garante o básico e um pouco de diversão. Essa pessoa é aparentemente feliz, mas esse emprego já não lhe trás desafios e além disso, essa pessoa sonha em poder viajar nas férias, mas nunca tem o dinheiro suficiente. Ela tem medo de mudar de emprego, pois ali ela já conhece o processo e as pessoas. O que impede essa pessoa de conseguir um novo trabalho? O que separa o sonho da viagem das chances de realizá-la?
Por estar em uma zona de conforto, essa pessoa não cria ações práticas para realizar seus desejos. E criar um plano e colocá-lo em pratica é o primeiro passo para se chegar onde se deseja. Enxergar essas ações que estão direcionadas à mudança como o caminho para um sonho, é o que te dá motivação para seguir em frente. Aceitar os desafios sem medo, e ter consciência de que o desconforto inicial vai passar é a formula ideal de mudança.
Seguindo o mesmo exemplo, vou colocar aqui algumas ações que essa pessoa fez em direção ao seu desejo de viajar nas férias. Primeiro ela reconheceu a necessidade de mudança, então verificou as possibilidades de crescimento na empresa que já trabalha, depois partiu a procura de algo melhor no mercado de trabalho. Com um novo emprego, ela fez um cálculo de sua renda e estipulou quanto vai poupar por mês. Um ano depois, quando chegaram as férias ela viajou. O tempo passou e agora é fácil, ou seja, confortável para ela viajar nas férias. Isso a coloca novamente em uma zona de conforto. Não há mais desafios. Essa é a hora de retomar o controle e buscar novos sonhos e metas, e assim por diante.
Nossos sonhos não serão sempre os mesmos ao longo do tempo, e também não serão os mesmos que de outras pessoas. Mas a fórmula para realizarmos é estar em constante evolução. Ninguém sonha em conquistar algo que já possui, ou em viver algo que já é comum em sua vida. Buscar um sonho é sempre uma forma de sair da sua zona de conforto.
Que sonho você está adiando para ir buscar? Que ações você pode tomar para chegar mais perto dele? O que te tira da sua zona de conforto mas te faz evoluir como pessoa?
São essas respostas que vão te colocar em movimento, e a ação é o antídoto do medo.
Gratidão!
Beijos, Dani Scabello
"Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes"
Albert Einstein
Comments