RESSIGNIFICAÇÃO
- Daniela R. Scabello/ revisão: Flavia Chiossi Poli
- 27 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Segundo o dicionário online Dicio, ressignificação é a atribuição de um novo sentido, de um novo significado a alguma coisa; ressignificação de experiências. Ação ou efeito de ressignificar.
E o que isso tem a ver com autoconhecimento? Tudo!
Muitas vezes você não conhece algo e mesmo assim o rotula baseado nas suas impressões. Quando passa a conhecer aquilo, você dá um novo sentido, tira aquele rótulo e coloca outro que condiz mais com a realidade. Ou seja, você ressignificou isso. O mesmo acontece com uma pessoa, você a rotula e a ressignifica cada vez que cria uma certa intimidade e vai tendo impressões diferentes.
Pode-se também fazer isso com experiências. Ao pensar em coisas ruins que já te aconteceram no passado, vem à tona diversos sentimentos, e seu corpo se comporta exatamente como se comportou naquela situação. E isso não é bom. Mas, se olharmos para essa experiência ruim que está no passado e não pode ser mudada como uma experiência de crescimento, colocamos o sentimento de gratidão por ter passado e superado isso, nosso corpo não vai mais reagir da mesma forma quando isso for lembrado. O ressignificado torna o fardo mais leve e fácil de carregar.
Se você puder olhar para trás e ver gratidão ao invés de ressentimento, vai ser mais fácil seguir adiante. Algo que ajuda muito na hora de ressignificar é lembrar sempre que não importa a situação, toda ação tem uma intenção positiva.
Quando uma pessoa te magoa por algum motivo, ela fez isso porque viu nesse ato algum benefício. Um exemplo pode ser um marido que agride a sua esposa. Esse é um ato negativo, mas que para o marido tem uma intenção positiva. A intenção positiva dele pode ser educar a esposa para que ela faça o que ele manda. A situação existe, agora cabe à esposa ressignificar isso. O fato de ela saber que existe uma intenção positiva, não a faz vitima eterna da situação. Ela deve sim se afastar desse homem, e tomar todas as providencias cabíveis. Quando a situação se resolver, ela vai poder olhar para essa história com outros olhos e escolher como vai se sentir perante isso. Ela pode por exemplo dar o significado de que esse foi um momento que ela se libertou de um homem que não fazia bem a ela, o momento onde ela se deu mais valor, e onde ela lutou e venceu. Isso deixará essa mulher preparada para seguir em frente com sua jornada de evolução.
Coloquei um exemplo bem trágico para mostrar o poder da ressignificação na vida de uma pessoa. Se essa mulher não tivesse colocado um novo significado na agressão que sofreu do marido, ela continuaria sendo vítima. E mesmo que ela consiga se afastar desse marido, ela na posição de vítima, certamente encontraria outro homem igual. Nosso corpo é imã, e atraímos aquilo que sentimos.
A todo momento podemos escolher um novo significado para as coisas. Podemos escolher um significado mais leve, mais fácil de carregar. Somos donos das nossas escolhas, e escolher ser vitima ou não, não depende de mais ninguém.
Para que você entenda como isso funciona na prática, e para que comece a praticar a ressignificação na sua vida, vou propor aqui um exercício:
- Vá para um lugar tranquilo onde não será incomodado por alguns minutos;
- Pense um pouco, e comece a recordar uma situação ruim ou uma pessoa que te magoou, algo que te incomoda;
- Sinta as sensações que se manifestam em seu corpo. Como você se sente ao lembrar disso?
- Agora comece a pensar quais foram as intenções positivas que esta ou estas pessoas tiveram?
- Existiu intenção positiva? Se permita ver a situação com outros olhos;
- Pense em tudo o que você aprendeu com isso. Como você evoluiu?
- Ou pense o que você pode aprender e como pode evoluir com isso?
- O que isso te trouxe de bom?
- Que novo significado isso pode ter?
- Pensando nesse novo significado, que sensações você tem? Isso te fez se sentir melhor em relação a essa situação?
- Como você se sente agora?
Ao fazer esse exercício, é importante ter consciência de que você não vai mudar o passado, mas sim o modo que você olha para ele.
Espero ter deixado o seu fardo mais leve, para que assim seja mais fácil de caminhar em direção aos seus objetivos.
Gratidão!
Beijos, Dani Scabello
A pedra O distraído, nela tropeçou,/ o bruto a usou como projétil,/ o empreendedor, usando-a construiu,/ o campônio, cansado da lida, dela fez assento./ Para os meninos foi brinquedo,/ Drummond a poetizou,/ Davi matou Golias.../ Por fim; o artista concebeu a mais bela escultura./ Em todos os casos, a diferença não era a pedra./ Mas o homem.
Autor Desconhecido
Comentários